top of page
  • Tatiane Nunes

Saipher no curso internacional de ATFM

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), em parceria com o escritório regional de Lima da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), proporcionou uma experiência singular no curso de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM - Air Traffic Flow Management). A Saipher esteve presente, representada pelo Gerente de Produto, Elias Fernandes, e pelo analista Juan Luis.

 

O Chefe da Seção de Análises Pré-Táticas do CGNA, Primeiro Tenente André Rocha, que é Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e foi um dos instrutores do evento, avaliou que a participação da indústria nacional nesta ação foi de suma importância. 'Os Estados da Região SAM (América do Sul), mais o Estado da República Dominicana, Região CAR, tiveram a oportunidade de conhecer os desenvolvedores das ferramentas que dão suporte e automação ao serviço de Controle de Tráfego Aéreo e o Serviço ATFM no Brasil', enfatizou."

 

Na ocasião, a Saipher apresentou suas ferramentas que contribuem com o ATFM. Em destaque estiveram os produtos TATIC TWR (sistema de operação e gerenciamento para torres de controle com base no uso de strips eletrônicas), TATIC FLOW (sistema dedicado a auxiliar órgãos de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no monitoramento da evolução dos tráfegos nos aeródromos, na melhoria da coordenação entre os órgãos e, consequentemente, na agilização das operações táticas em andamento), TATIC AFIS e TATIC R-AFIS (sistemas específicos para estações AFIS tendo como base no uso de strips eletrônicas), TATIC APP (sistema utilizado em controles de aproximação não radar) e TATIC A-CDM (sistema que, em conjunto com os módulos ACISP - Airport CDM Information Sharing Platform - e PDS - Pre Departure Sequence-, possibilita o compartilhamento de informações e a interação seus parceiros, como a Operação de Rede, a Torre de Controle, os Operadores de Aeronave, as Empresas que prestam serviços auxiliares para o transporte aéreo e os Centros de Controle Operacionais Aeroportuários).

Para Elias, foi uma oportunidade única de aprendizado e networking. "Foi enriquecedor interagir com profissionais de diversos países e entender as peculiaridades do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo de outras nações", afirmou o Gerente.

O conteúdo do curso foi especialmente desenvolvido para participantes internacionais, reunindo profissionais da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Durante três semanas intensas, foram realizadas atividades relacionadas às fases estratégica, pré-tática e tática do ciclo ATFM, além de análises pós-operações.



17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page