top of page
  • Tatiane Nunes

Workshop do Space Studies Program - SSP23

Atualizado: 21 de jul.


Workshop do Space Studies Program - SSP23

O Space Studies Program (SSP23), promovido pela International Space University (ISU) em São José dos Campos – SP, realizou no dia 12 de julho o Workshop "A Practical Perspective on Space Safety and Security: a Path Forward Outer Space Protection”. O evento foi originalmente proposto para a organização do SSP23 pela International Academy of Space Studies (IASS) em parceria com a Saipher. Os palestrantes, que também integram a IASS, foram: Brigadeiro José Vagner Vital (Saipher), Petrônio Noronha de Souza (INPE), Ana Cristina Galhego Rosa (DIPTERON UG) e Maria Helena Fonseca de Souza Rolim (Presidente da IASS).

Após o evento, os participantes fizeram uma visita para conhecer a sede da Saipher, Empresa Estratégica de Defesa (EED) que atua no mercado Aeroespacial há mais de 28 anos no segmento de sistemas de informação para Torres de Controle de Aeroportos, Organismos de Controle do Espaço Aéreo e aeroportos. Na área espacial, a Saipher é a fabricante do Sistema HORUS (Holistic Risk and Uncertainty Reduction Syetem). A companhia é também a única companhia brasileira e a primeira da América do Sul a desenvolver produtos e serviços para Space Situation Awareness (SSA), Space Domain Awareness (SDA) e Space Traffic Management (STM).

A Saipher, a ISU e o SSP23

De acordo com o Brigadeiro Vital, a Saipher está muito contente em apoiar a International Space University (ISU), por meio do Workshop. Ele afirma que ISU é uma organização sem fins lucrativos que vem, há cerca de 40 anos, formando líderes da indústria e de várias organizações multidisciplinares e, desta forma, contribuindo com a criação de um ambiente adequado para uso pacífico do espaço. Nesse contexto, o Space Studies Program, traz à tona assuntos como Collision Avoidance, Space Situation Awareness, temas diretamente relacionados a operações sustentáveis no espaço. “Nós que trabalhamos com Space Situation Awareness, Space Domain Awareness e Space Traffic Management, nos sentimos privilegiados em ter recebido o grupo de estudantes. Foi uma excelente oportunidade para mostrarmos como uma empresa privada, no Brasil, pode colaborar com o setor e, além disso, passar a ser mais uma peça de estudo, a ser considerada no enriquecimento da visão dos participantes deste Workshop”, comentou.

Workshop A Practical Perspective on Space Safety and Security: a Path Forward Outer Space Protection

Space Situational Awareness (SSA) and Space Domain Situational Awareness (SDA) aspects to enhance the Safety & Security of Space-Earth and Space-Space operations – (Brigadeiro José Vagner Vital)

Strategic scenarios associated with the security of space systems: an overview of the topics that should be a concern to all space-faring nations – (Petrônio Noronha de Souza, Ph.D)

Cybersecurity in Outer Space: The Next Frontier for Space Activities – (Ana Cristina Galhego Rosa, LLM)

The Extraterritorial Application of Space Law: Safety and Security – (Maria Helena Fonseca de Souza Rolim, Ph.D.)



39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page