top of page
  • Wagner Marques - Marketing & Comunicação

Saipher ATC participa do I Fórum de Mobilidade Aérea Urbana

Updated: Apr 6, 2022



Representantes dos órgãos reguladores, da indústria, de companhias aéreas e entidades representativas do setor de aviação estiveram reunidos, em março, para I Fórum de Mobilidade Aérea Urbana, em São Paulo. O evento foi sediado pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), em apoio ao Subdepartamento de Operações (SDOP), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Durante o Fórum, foram apresentadas informações sobre o conceito de mobilidade aérea urbana no Brasil, assim como as iniciativas visando à introdução das novas aeronaves elétricas eVTOL (Eletric Vertical Take Off and Landing). Entre os participantes estiveram representantes da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE), da ATECH, da Azul Linhas Aéreas, da empresa EVE, da EMBRAER, da Gol Linhas Aéreas, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e da Saipher ATC, além de acadêmicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e outros profissionais.

Na abertura dos trabalhos, o comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Chrystian Ciccacio, destacou a participação dos representantes do DECEA em grupos de trabalho e painéis internacionais que realizam as atividades da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Na sequência, o Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave não Tripulada, falou sobre o Programa SIRIUS Brasil, que reúne importantes transformações nas áreas de comunicação, navegação, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo no Brasil.

Em outra etapa importante do Fórum, o ciclo de palestra foi realizado em dois períodos. Informações sob diferentes abordagens foram apresentadas pelos seguintes especialistas: Capitão Márcio André da Silva, Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e gerente do Projeto UAM do DECEA, Agenir de Carvalho Dias, representante da ATECH, José Carlos Yoshio Furuzawa e José Alexandre T. Guerreiro Fregnani, da EMBRAER, Fábio Campos, assessor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas e José Airton Patrício, Capitão da Reserva da FAB, da ATECH.

Além das explanações citadas, o consultor sênior de Segurança e Operações de Voo da Gol Linhas Aéreas, Sérgio Quito, apresentou o eVTOL da empresa Vertical Aerospace, que está sendo produzido no Reino Unido e será introduzido no Brasil em poucos anos.

Em sua palestra, o Diretor de Inovação e Novos Negócios, da Saipher ATC, Brigadeiro do Ar R1 José Vagner Vital, falou sobre os sistemas TATIC A-CDM, TATIC-FLOW e TATIC HCP (em operação na torre de Congonhas, desde 2005), produtos utilizados no controle de tráfego aéreo do Brasil hoje. “O TATIC HCP faz parte da Solução TATIC®️ Suite, desenvolvida pela Saipher. Utilizado no controle de helicópteros em áreas setorizadas, ele simplifica e aperfeiçoa o trabalho do controlador de voo com o uso de strips eletrônicas. O sistema está em operação no Aeroporto de Congonhas para o controle do segundo maior movimento de helicópteros do mundo”, destacou Vital.


Informações publicadas pelo site do DECEA. Para ler a matéria completa sobre o evento clique aqui.


65 views
bottom of page