• Wagner Marques - Marketing & Comunicação

Saipher ATC inicia operações no NuCGTEC



Manter o bom funcionamento das torres de controle é algo fundamental para o controle do espaço aéreo. Qualquer interrupção, mesmo que temporária é muito impactante para operação do sistema. Por isso, toda medida que tenha por objetivo garantir disponibilidade é de suma importância. Ciente disso, a Saipher ATC criou um posto de trabalho dentro Núcleo do Centro de Gerenciamento Técnico (NuCGTEC).

Os profissionais que começaram a trabalhar são o ponto de contato com o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) para questões ligadas à torre de controle. Em sistema de trabalho 8 por 7, os técnicos estão presencialmente disponíveis para solução de eventuais problemas e monitoramento dos sítios. A equipe Saipher é formada por Carlos Santos e Valesca Dias, sob coordenação de Rodolfo Arantes. “É uma satisfação estarmos presentes no NuCGETC. Ao acompanhar a preparação da posição operacional, pude perceber o quanto a equipe e o ambiente no NuCGTEC contribuem para o trabalho colaborativo”, afirma o coordenador.


Antes e depois


O Diretor de Operações da Saipher ATC, Fred Boratto explica que antes da entrada em operação do novo posto de trabalho, qualquer acionamento era feito diretamente ao suporte da Saipher. “Isso deve continuar acontecendo, só que o fluxo desse contato agora foi aperfeiçoado. Às vezes, acionado pelo técnico local, era o CGTEC que entrava em contato conosco. Como o início das operações, teremos pessoal dentro do Centro para buscar as soluções. Vamos oferecer ainda mais qualidade no serviço prestado e com mais governança das atividades que executamos”, acrescenta. O Diretor destaca outro ponto importante. “Agora, além de termos o ponto focal lá no NuCGTEC, o trabalho do nosso suporte, cuja equipe multidisciplinar conta com vários especialistas nas diversas áreas, continua. Ou seja, estaremos mais próximos para fazer a interface com pessoal do próprio Centro e das outras empresas que também atuam por lá”.


Sobre o CGTEC


O Centro de Gerenciamento Técnico (CGTEC) visa desenvolver ações para o aumento da disponibilidade e a melhoria do gerenciamento do estado técnico e operacional de sistemas, equipamentos e redes componentes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Entre os benefícios das atividades desenvolvidas pelo Centro estão a redução do tempo de resposta para os cenários de degradação dos equipamentos e sistemas que compõem a infraestrutura técnica do SISCEAB, além de aumentos da capacidade de gerenciar e avaliar a qualidade da prestação de serviços de empresas contratadas pelo DECEA ou que mantenham parceria com o Departamento na área de suporte logístico e da capacidade de fornecer informações de valor estratégico para o DECEA. Isso auxilia a tomada de decisão a partir de análises técnicas e relatórios gerenciais sobre todos os equipamentos, sistemas e redes componentes do SISCEAB.


69 visualizações

Posts recentes

Ver tudo