top of page
  • Tatiane Nunes

Saipher apresenta TATIC Billing na AeroBrasil 2022



Sob iniciativa e coordenação técnico-cientifica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi realizado na Fecomércio SP, em São Paulo, a AeroBrasil 2022 – II Seminário de Aeroportos Brasileiros, Inovação e Tecnologias. Na ocasião, a Saipher ATC, uma das patrocinadoras do evento, apresentou o TATIC Billing, solução desenvolvida para a cobrança de tarifas de Navegação Aérea como: Controle em Rota e Aerovias – TAN, Controle de Aproximação – TAT APP, Auxílio à Área Terminal – TAT ADR, além de tarifas aeroportuárias relacionadas ao Pouso, Permanência (Pátio e Estadia), Embarque e ainda cobranças definidas pelo operador do aeroporto.

O TATIC Billing permite obter uma previsão dos valores tarifários a serem pagos no horário da decolagem, com cálculo em tempo real e repasse imediato dos valores ao efetivo prestador do serviço.

A AeroBrasil 2022 contou com presença de autoridades, especialistas, empresários, investidores e gestores nacionais e internacionais. O evento apresentou as oportunidades e desafios do mercado e setor aeroportuário, desde regulação, legislação, tecnologia, inovação até tendências e economia.


Como foi o evento


Na abertura das atividades, o Professor Cláudio Jorge Pinto Alves, Chefe da Divisão de Engenharia de Infraestrutura, deu boas-vindas aos presentes e passou a palavra ao Professor Anderson Ribeiro Correia, Reitor do ITA. Ele proferiu a palestra de abertura sob o tema ITA - um desafio de 72 anos. Na sequência, o Economista Hélcio Takeda trouxe dados para apresentar Uma Visão Global do Brasil no Ambiente Macroeconômico.

O Secretário Nacional da Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann falou a respeito do Desenvolvimento do Setor Aeroportuário e Uma Visão do Futuro. Durante sua apresentação, entre diversos dados, ele deu um panorama sobre investimentos públicos e privados (Plano Setorial de Parcerias) no país. Com relação ao futuro, trouxe as perspectivas do setor e disse que já está nos planos a instalação do primeiro vertiporto do Brasil, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

O Diretor de Inovação e Novos Negócios da Saipher ATC, Brigadeiro do Ar R1 José Vagner Vital esteve presente representando a empresa. Ele afirmou que considera muito importante o foco de investimento na Aviação Regional apresentado pelo Secretário Nacional de Aviação Civil. “É fundamental reduzir a carência de sistemas nos aeroportos pequenos para aumentar a segurança e fomentar o aumento de passageiro atendidos", completou Brig Vital.

A evolução das Concessões Aeroportuárias no Brasil foi o tema da apresentação do Diretor da Anac, o Maj Brig do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento. Ele mostrou importantes dados relacionados às concessões e o quanto o Brasil avançou nessa questão. O Diretor ressaltou que o trabalho de todos é fundamental para isso e celebrou o fato de o país ter a primeira ponte aérea (Congonhas SP- Santos Dumont - RJ) do mundo com embarque biométrico.

Para concluir o primeiro momento de apresentações da AeroBrasil 2022, o Brigadeiro do Ar R/1 Luiz Cláudio Ribeiro da Silva falou aos presentes como representante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Sob o tema Compartilhamento do Espaço Aéreo Brasileiro, ele apresentou a estrutura do DECEA e seus diversos órgãos e, entre outras informações, falou sobre os fundamentais programas do DECEA, dos sistemas em funcionamento nos aeroportos regionais, como o TATIC R-AFIS, além de projetos como Virtualização/Operação Remota ATS.


Workshop, inovação e tecnologia


Além das apresentações na primeira etapa do evento, foram realizados 10 Workshops com os variados temas. Os assuntos foram desenvolvidos em dois auditórios anexos por profissionais das empresas TIM, Mercosul Solar & CRD Clean Energy, Arsitec, Evereste, MN2 Brasil, Parque Tecnológico, Infraero, Fremix e Infraway.

Em um segundo momento, a AeroBrasil 2022 trouxe outras três importantes apresentações. Davi Bertoncello (Tubinambá/Raízen/Shell) falou sobre A Eletrificação nos Aeroportos do Futuro, Flávia Ciaccia (EVE/Embraer) sobre a Revolução na Mobilidade E-VTOL (Aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical) e Carlos Naufel (Azul) mostrou os parâmetros operacionais considerados pela Azul Linhas Aéreas que os levaram a escolher a Lilium, como fornecedora de seus E-VTOL, de forma a atender seus projetos de Mobilidade Regional.



89 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page