top of page
  • Wagner Marques - Marketing & Comunicação

ICEA e as iniciativas em prol do SISCEAB


O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) promoveu, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Seminário "Iniciativas acadêmicas e da indústria em prol do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - SISCEAB". A atividade é dedicada aos trabalhos científicos com a apresentação de dissertações de mestrado e doutorado concluídas, publicação de artigos científicos em periódicos internacionais e outros trabalhos acadêmicos realizados.

Durante o evento, realizado nas instalações do Instituto, houve um momento para empresas apresentarem produtos e inovações já implantados no âmbito do SISCEAB. Entre os assuntos foram explorados o ATFM (Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo), navegação aérea, UAS (Aeronave Não Tripulada), AAM (Mobilidade Aérea Avançada) desempenho operacional, meteorologia, A-CDM (Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroporto), Indústria 4.0, eVTOL entre outros.

A Saipher ATC esteve presente e foi representada por Elias Fernandes, Gerente de IP&D da empresa. Ele falou sobre o Conceito A-CDM (Airport Collaborative Decision Making) e sua implantação no primeiro aeroporto brasileiro, o Aeroporto Internacional do Guarulhos (SP), desde novembro de 2020. “O A-CDM é um conceito colaborativo com objetivo claro de melhorar três importantes pilares nas operações: a pontualidade, a previsibilidade e a eficiência operacional. Nesse conceito, a colaboração e o compartilhamento de informações entre os parceiros A-CDM é fundamental para o sucesso de sua implementação dentro do ecossistema aeroportuário” avalia Elias.

O Seminário, que contou com a organização da Divisão de Pesquisa do ICEA, tem por objetivo a promoção e divulgação das iniciativas de pesquisa no Instituto e foi aberto para participação presencial e on-line. Também fizeram parte da atividade representantes do próprio ICEA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Boeing, IACIT, XMobot, Speedbird, Atech, Embraer e Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).



45 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page