top of page
  • Tatiane Nunes

3ª Reunião BR-UTM


A Saipher marcou presença na terceira reunião do Projeto BR-UTM, realizada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos. O Gerente de Produto, Elias Fernandes, e os Consultores Derick Baum e Rubem Schneider representaram a empresa. Estiveram presentes especialistas, autoridades governamentais e acadêmicas, além de representantes da indústria e organizações militares. O evento contou com importantes painéis de Governança, Tecnologia e Operacional.

Ao falar da participação da Saipher, Elias destaca a importância da colaboração entre os diversos setores representados na reunião. “A integração de especialistas, autoridades governamentais, acadêmicas, indústria e organizações militares é essencial para o sucesso do Projeto BR-UTM!”, reforça. “O comprometimento de todos em compartilhar o conhecimento e experiência na busca de soluções inovadoras para o Gerenciamento do Tráfego Não Tripulado no Brasil é crucial para enfrentarmos os desafios e explorar as oportunidades que surgem com o avanço da tecnologia neste setor”, acrescenta.

Durante a reunião, a inteligência artificial e comunicação 5G também foram temas de discussão. A proposta foi levantar como essas tecnologias podem ser aplicadas para aprimorar a gestão do tráfego aéreo de drones.

 

Sobre o Projeto BR-UTM

 

O Projeto BR-UTM tem como objetivo o desenvolvimento de soluções que viabilizem o Gerenciamento do Tráfego Não Tripulado no Brasil (UTM, do inglês Unmanned Traffic Management). A liderança é do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em parceria com o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Participam empresas, instituições acadêmicas e outros órgãos reguladores do governo. As atividades do projeto BR-UTM se dividem em três áreas temáticas: Governança, Operacional e Tecnologia.

 

Temas abordados durante a reunião

 

Em Tecnologia foram apresentados: Arquitetura do Inter-USS, Discovery de requisitos, Autenticação, Análise de Segurança, Apresentação dos resultados de ensaio e Requisitos de segurança pública (Polícia Penal PR). Em Governança, houve apresentação do documento protótipo, discussão sobre o documento - contraponto da indústria, procedimentos relativos à homologação e implementação, requisitos necessários para implementação de um provedor UTM aos moldes da ICA 63-10, serviços básicos, equipamentos, material e pessoal, e criação de categorias de provedores. Na área Operacional, estiveram em destaque a apresentação do modelo da ICA do BR-UTM, a escrita das propostas de textos da ICA BR-UTM e apresentação da compilação das propostas.

 


23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page