SRPV-SP se tornará CRCEA-SE

Atualizado: Ago 29


O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), responsável pelo espaço aéreo com maior densidade de fluxo no Brasil, passará a ser, a partir do dia 1º de abril, o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE). O órgão controla os movimentos aéreos dos terminais no Rio de Janeiro e São Paulo, gerencia pousos e decolagens dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Galeão, Santos Dumont, Campo de Marte e Jacarepaguá, além de controlar a maior frota de helicópteros do mundo.


A transformação do SRPV-SP em CRCEA-SE foi publicada no Diário oficial da União (DOU) sob a portaria GABAER Nº60/GC3. Diretamente subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o CRCEA-SE tem sede no município de São Paulo e por finalidade prover os serviços de controle do espaço aéreo e de telecomunicações do COMAER, bem como conduzir as aeronaves que têm por missão a manutenção da integridade e da soberania do espaço aéreo brasileiro, na área definida como de sua responsabilidade.


O Comandante do CRCEA-SE é Coronel do Quadro de Oficiais Aviadores da ativa e o DECEA remeterá ao Estado-Maior da Aeronáutica proposta de Regulamento do CRCEA-SE, no prazo de 30 dias, após a entrada em vigor da Portaria.


Fonte: Portaria do GABAER e site https://www.srpvsp.gov.br/.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo