top of page
  • Tatiane Nunes

Saipher tem subvenção aprovada pela Finep


Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Uma oportunidade excepcional para expandir significativamente a capacidade de desenvolvimento da Saipher. É assim que o Diretor de Inovação e Novos Negócios, Brigadeiro Veterano José Vagner Vital, descreve a recente concessão de subvenção à empresa. A Saipher se une a outras 24 empresas brasileiras atuantes na área de defesa, responsáveis por 22 projetos de inovação que receberão um investimento total de R$ 238 milhões provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Por meio desse financiamento, a Saipher tornará possível a realização de avanços para a instalação de um telescópio de observatório próprio, um centro de rastreio para objetos orbitais operacionais e não operacionais.

Para celebrar a aprovação desses projetos, o Ministério da Defesa (MD), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) realizaram em Brasília a Solenidade de Celebração para as Empresas Aprovadas na Seleção Pública MD/MCTI/FINEP/FNDCT – Subvenção Econômica Inovação para a Base Industrial de Defesa (BID). Estiveram reunidos representantes das empresas, incluindo o Engenheiro Espacial da Saipher, o PhD Wagner Mahler, que na ocasião recebeu pela empresa o certificado de aprovação da subvenção.

A mesa diretora contou com a presença de ilustres autoridades, tais como o Coordenador do

Comitê Aeroespacial do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), José Vagner Vital, o Presidente da Finep, Celso Pansera, a Ministra de Ciência Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, além do Presidente Executivo da Associação das Indústrias de Defesa e Segurança (ABIMDE), Roberto Alves Gallo Filho.

Ao abordar essa importante conquista, Vital destaca o papel pioneiro da Saipher como a primeira empresa do Brasil e da América do Sul especializada em Space Situational Awareness (SSA), Space Domain Awareness (SDA) e Space Traffic Management (STM). "A subvenção proporcionará à Saipher a oportunidade de expandir rapidamente seus serviços relacionados à sustentabilidade e resiliência no espaço", afirmou.


A Finep e a subvenção

A Finep é uma empresa pública brasileira que desempenha um papel fundamental no fomento da ciência, tecnologia e inovação em diversas instituições, sejam elas públicas ou privadas, incluindo empresas, universidades e institutos tecnológicos. Com sede no Rio de Janeiro, a Finep opera sob a tutela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa aprovação de projetos é resultado da colaboração entre o Ministério da Defesa, o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação e a Finep.


22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page