top of page
Tatiane Nunes

Saipher no Congresso Latino-Americano de Satélites


A Saipher participou da 23ª edição do Congresso Latino-Americano de Satélites, realizada de 1º a 3 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento, reconhecido como o mais importante encontro do mercado de satélites da América Latina, reuniu cerca de 300 profissionais para discutir as principais tendências tecnológicas, modelos de negócio e oportunidades no setor espacial, além de aplicações civis e militares.

O Diretor de Produtos da Saipher, Fred Boratto, marcou presença no painel "Sustentabilidade e Resiliência Espacial". Ele apresentou os avanços da empresa, destacou a trajetória da Saipher, uma empresa 100% brasileira, pioneira no controle de tráfego aéreo, que agora quebra paradigmas com um sistema totalmente nacional para a realização de atividades que, até então, dependiam exclusivamente de sistemas estrangeiros.

Durante sua apresentação, ele enfatizou o crescente problema dos detritos espaciais e os desafios que o setor enfrentará nos próximos anos, com o aumento significativo de satélites orbitando a Terra. “Hoje, temos cerca de 25 mil objetos maiores que 10 cm e 130 milhões de objetos a partir de 1 mm. No entanto, eles estão orbitando a aproximadamente 27.000 km/h e podem causar danos aos satélites operacionais. Além disso, não se trata apenas de evitar colisões, mas também de evitar manobras desnecessárias, pois, enquanto o satélite está manobrando, ele deixa de atuar em sua atividade-fim. Além disso, o ato de manobrar consome energia, o que reduz o tempo devida útil do satélite e torna o investimento mais caro”, pontuou.

Na ocasião, o Diretor mostrou o sistema HORUS, desenvolvido pela Saipher, que oferece módulos para rastreamento de objetos espaciais, análise de risco de colisão e reentrada de satélites. Ele também destacou o telescópio autônomo instalado em Brasília, projetado para operar automaticamente e fornecer dados precisos sobre o tráfego espacial, que está sob a supervisão e coordenação da Saipher. "O Horus Cosmos, um dos sistemas do Horus Suite, representa um passo importante para a Saipher no âmbito da Space Situational Awareness (SSA), e estamos prontos para contribuir com o futuro da segurança espacial", destacou. Ele concluiu reafirmando o compromisso da Saipher em desenvolver soluções inovadoras para o monitoramento e a proteção das atividades espaciais, colaborando com parceiros e instituições para fortalecer o setor.

A presença da Saipher no Congresso evidencia seu papel de liderança e inovação tecnológica em um cenário cada vez mais dinâmico e essencial para o futuro do espaço.

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page