top of page
  • Tatiane Nunes

Saipher ATC na apresentação do edital de Subvenção Econômica à Inovação


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) apresentaram o edital Seleção Pública de Subvenção Econômica à Inovação – veículo lançador de pequeno porte e lançamento de nano e/ou microssatélites.

Participaram da ação o Ministro do MCTI, Paulo Alvim, o Presidente da AEB, Carlos Moura, o Presidente da FINEP, Waldemar Barroso, além do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Ten Brig do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e demais autoridades do setor.

O evento foi realizado no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), localizado em São José dos Campos, interior de São Paulo. O Diretor de Inovação e Novos Negócios, Brigadeiro do Ar R1 José Vagner Vital esteve presente representando a Saipher ATC e o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE). Segundo ele, a Saipher está cada vez mais próxima da prestação de serviços ao segmento espacial. “Considero o aumento de subvenções do MCTI/AEB/FINEP/FNDCT um importante mecanismo para acelerar a entrada do Brasil no mercado espacial global", afirmou o Diretor.

Durante a cerimônia, O Ten Brig Medeiros ressaltou que escolheu o ambiente do Museu MAB como uma referência histórica e um preito aos 21 cientistas que deram sua vida pelo Programa Espacial Brasileiro (PEB) ao perecerem no acidente ocorrido em Alcântara, no Maranhão, em 2003.

O Ministro Paulo Alvim declarou que a retomada sustentável do PEB, a partir de agora, é um caminho sem volta. Existe um compromisso do MCTI para esse novo momento. “Não existe país que queira ser chamado de desenvolvido que não tenha uma indústria aeroespacial desenvolvida”, disse o Ministro.





48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page