• Wagner Marques - Marketing & Comunicação

Mudança em Natal coloca Saipher ATC em 100% dos aeroportos no Brasil


A torre do Aeroporto Internacional de Natal, Governador Aluízio Alves, acaba de atualizar o seu sistema. O antigo sistema NOVA 9000 EFS deu lugar ao TATIC 2.0 para modernizar as operações no aeródromo. Com isso, todo o território brasileiro passa a ter sistemas Saipher ATC, nas torres de controle em operação no país. A mudança estava prevista em contrato firmado com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Além do TATIC TWR, instalado e Natal, a Saipher também é responsável por um leque de soluções disponíveis no TATIC Suite, um robusto conjunto de sistemas formados por módulos que se integram para utilização nos mais diversos setores de planejamento, gerenciamento e controle do tráfego aéreo. Os produtos Saipher ATC têm como premissa garantir a veracidade e a eficiência na troca da informação, a fim de que ela seja confiável e esteja disponível a todos os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Segundo o Gerente de Negócios da Saipher ATC, Jones Brandão, a implantação do TATIC 2.0 além de ser um upgrade para o Aeroporto Internacional de Natal, melhora a comunicação com SISCEAB. “A mudança significa muito para nós, uma vez que os nossos sistemas, agora estão em operação em todos os aeródromos do país. Sabemos da grande reponsabilidade que isso representa e isso é motivo de muita satisfação para toda a equipe”, afirma.


Sobre o TATIC TWR

O TATIC TWR foi desenvolvido pela Saipher ATC para operação e gerenciamento de torres de controle com base em strips eletrônicas (EFPS - do inglês Electronic Flight Progress Strip). Entre suas principais finalidades está o auxílio ao controlador de tráfego aéreo na organização do tráfego local, o armazenamento de informações operacionais relevantes para uso em nível local ou global e a integração de dados com sistemas próprios ou de terceiros para auxiliar a tomada de decisões colaborativas.


Em aeródromos internacionais


Em funcionamento no Aeroporto Internacional de Natal, o TATIC TWR está em operação no aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, desde 1998. Ele atende a diversas posições na torre de controle para tráfegos de média e grande movimentação. Além de Natal e São Paulo, também está em operação no Rio de Janeiro, (RIOGaleão – Aeroporto Tom Jobim), em Belo Horizonte, (Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins), Curitiba (Aeroporto Internacional Afonso Pena), Salvador (Aeroporto Internacional Dep. Luís Eduardo Magalhães), Manaus (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes), Brasília (Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek), Goiânia (Santa Genoveva) entre outros.


Benefícios do sistema TATIC TWR

  • Redução expressiva da carga de trabalho do controlador de voo.

  • Significativo aumento da produtividade.

  • Maior segurança operacional do tráfego.

  • Base de dados abrangente que viabiliza o uso das informações em estatísticas, cobranças, pesquisas, investigações de ocorrências, planejamento e administração.

  • Qualidade dos dados armazenados possibilita sua utilização para o gerenciamento de fluxo de tráfego.

  • Fornecimento de informações relevantes e em tempo real.

  • Melhoria da coordenação, do gerenciamento e da previsão de tráfego entre os órgãos envolvidos.

  • Sistema inteligente nativo possibilita a geração de alertas relevantes durante a evolução do tráfego, contribuindo muito para a ampliação da segurança operacional.

  • Operacionalmente pronto para prover DCL (Data Link Clearance Delivery), sem a necessidade de operação com sistemas paralelos.




72 visualizações

Posts recentes

Ver tudo