top of page
  • Tatiane Nunes

MRE promove seminário sobre o Programa Espacial Brasileiro




O Ministério das Relações Exteriores e a Fundação Alexandre de Gusmão, em colaboração com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Agência Espacial Brasileira e a Força Aérea Brasileira, promoveram um Seminário sobre o Programa Espacial Brasileiro. O evento ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e reuniu os principais atores do setor espacial do país. Foram abordados temas como a história do setor no país, o panorama atual, interno e mundial, além das perspectivas. A International Academy of Space Studies (IASS) é uma entidade sem fins lucrativos, cuja missão é fomentar o espaço de maneira multidisciplinar, principalmente em países de Língua Portuguesa. Esta entidade foi convidada pelo Itamaraty para atuar nos debates dos painéis, contou com a presença de sua Presidente, Profª Drª. Maria Helena Fonseca de Souza Rolim.


Os Painéis

O Painel "História do Programa Espacial Brasileiro: Conquistas e Aprendizados" contou com a Moderação da Conselheira Maitê de Souza Schmitz, chefe da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço (DMAE/MRE). O Vice-Presidente da International Academy of Space Studies (IASS) e Diretor de Inovação & Negócios da Saipher, Brigadeiro José Vagner Vital, participou como debatedor. Foram abordados a História do Programa Espacial, incluindo a criação dos centros de lançamento, desenvolvimento e emprego de objetos espaciais (veículos lançadores e satélites), e a Missão Espacial Completa Brasileira, tema desenvolvido pelo Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti. A cooperação internacional (EUA, Alemanha, China, Ucrânia, Coreia do Sul) no desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro também foi discutida. O assunto foi apresentado pelo Prof. Paolo Gessini, Diretor de Inteligência e Novos Negócios da Agência Espacial Brasileira. A presidente da IASS, Profª Drª. Maria Helena Fonseca de Souza Rolim, também foi debatedora, participando do Painel "O Futuro da Exploração Espacial no Brasil".

A Saipher que foi representada no evento pelo Diretor de Inovação & Nogócios, Brigadeiro Vital, e pelo Consultor Ten Brigadeiro do Ar, Jeferson Domingues de Freitas, é membro da International Academy of Space Studies (IASS) na categoria empresas.

Participaram do Seminário o Dr. Guila Calheiros, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Dr. Marco Antonio Chamon, Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Dr. Clézio de Nardin, Presidente do INPE, Embaixador George Firmeza, Escola Superior de Defesa, e por vídeo a Dra. Aarti Holla-Maini, Diretora da United Nations Office for Outer Space Affairs (UNOOSA). Entre as autoridades militares estiveram presentes o Brigadeiro Renato Alves de Moraes (EMAER), o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, Brig do Ar Marcos Aurelio Vilela Valença (GSIPR), o Coronel Aviador Ricardo Felzcky (GSIPR), Cel Paulo Roberto Cursino dos Santos (EMAER), Tenente-Coronel Av Rafael de Almeida Duque (FAB/COPE), e a Ten Cel Profa. Dra. Selma Lúcia de Moura Gonzales (Escola Superior de Defesa).


Proposta do evento

O objetivo do Seminário foi destacar a importância estratégica das tecnologias espaciais para o desenvolvimento nacional. Atualmente, elas desempenham um papel crucial em áreas como telecomunicações, vigilância de fronteiras e costas marítimas, mapeamento de recursos, resposta a desastres naturais, monitoramento ambiental e meteorológico, segurança cibernética, entre outras. O evento examinou o papel da cooperação internacional e da diversificação de parcerias para fortalecer o Programa Espacial Brasileiro e destacou também a função ativa do Brasil em âmbito multilateral, especialmente no que diz respeito a regulamentações e regimes de uso do espaço, com o intuito de consolidar o princípio de que a exploração espacial deve beneficiar todas as nações.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page